O projeto começou pelas mãos de quatro amigos do liceu que, entretanto, seguiram juntos para a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Madalena Matoso, Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho são a cara por detrás do projeto que foi congratulado no passado dia 27 de março, com o prémio de “Best Publisher of the Year”, atribuído na 50.ª edição da Feira do Livro Infantil, em Bolonha, Itália.

Lançamentos

A Planeta Tangerina já tem um total de “cerca de 37 livros” publicados, como conta Madalena Matoso. “Tantos animais e outras lengalengas de contar”, de Manuela Castro Neves e Yara Kono, é o mais recente livro da editora. Da coleção Dois Passos e Um Salto, está também agendada, para breve, a publicação de “Irmão Lobo”, da autoria de Carla Maia de Almeida, com ilustrações de António Jorge Gonçalves, direcionada para “leitores um bocadinho mais crescidos”.

Madalena Matoso confirma que ganhar o prémio é um sinal de “reconhecimento” pelo projeto que os três criaram e que esse reconhecimento deixou toda a equipa “muito contente.” Considera, contudo, que o mais importante “é o incentivo no sentido de continuar a fazer livros de uma forma um bocadinho experimental que não tem um plano definido”, como define o estilo editorial da Planeta Tangerina. Madalena confessa que “o único plano que tem é tentar fazer livros bons, livros que levantem questões”.

Madalena acredita que o que distingue a Planeta Tangerina das restantes editoras é a “unidade” que existe nos livros. “Há uma certa coerência que, se calhar, é o que distingue mais os livros da Planeta Tangerina das outras editoras”, muito motivado pelo facto de os autores serem também os editores. “Como nós somos os autores e, ao mesmo tempo, os editores, acabou por se criar ali uma unidade em termos gráficos, de livros e de projetos, que acaba por se notar”.

Tal e qual uma fábrica de fazer lençóis

A editora explica ainda que o processo de criação do livro é muito “orgânico”. “Nos pormenores trabalhamos mais em conjunto. Toda a equipa acaba por participar e dar opinião”, explica. As capas dos livros é um dos processos que mais congrega o trabalho de equipa e que realça a verdadeira identidade da Tangerina, na medida em que todos pensam e trabalham no processo de escolha e construção da capa de um livro.

A ilustração é, de facto, uma das identidades da Planeta Tangerina e que tornam a editora tão atrativa para os leitores. “É tão atrativo como uma fábrica de fazer lençóis. É o nosso trabalho. Nós somos ilustradores. Não faria sentido fazermos livros que não têm ilustração. Faz parte do projeto e nem o pensaríamos de outra forma.”, explica Madalena.