Depois de ter recebido o Prémio Mies van der Rohe, em 1988, o Prémio Pritzker, em 1992, e o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, em 2012, entre outros galardões, Álvaro Siza Vieira consagra-se, agora, como o primeiro português a receber o destaque da Taschen, conceituada editora alemã do mundo das artes.

São 60 anos de trabalho compilados em 500 páginas dedicadas ao arquiteto portuense e professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). No livro, estão descritas várias obras do arquiteto portuense, ilustradas com fotos, plantas e esboços.

O livro

“Álvaro Siza. Complete Works 1952-2013” vai ser publicado no próximo mês, em português, italiano e espanhol. O livro de capa dura com 500 páginas custará 100 euros. Este é mais um exemplo do reconhecimento internacional a Siza Vieira e à escola de arquitetura portuense.

O livro “Álvaro Siza. Complete Works 1952-2013” reúne a obra completa de Álvaro Siza Vieira ao longo da sua longa carreira arquitetónica. A Taschen salienta, no desenho do português, a “simplicidade que esconde a complexidade” e as “formas moldadas pela luz”.

A Fundação de Serralves, no Porto, a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, a Faculdade de Arquitetura do Porto, a Livraria da Universidade de Aveiro, a igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, o Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil são alguns dos projetos em destaque.

Esta extensa monografia da obra de Álvaro Siza Vieira está a cargo de Phillip Jodidio, investigador de História de Arte da Universidade de Harvard com várias obras publicadas sobre Arquitetura Contemporânea. O editor da Taschen organizou o livro com o próprio arquiteto.