A iniciativa começou em Lisboa e, depois do Porto, segue para o Funchal. De 4 a 7 de abril, a Festa do Cinema Italiano está na cidade Invicta, no cinema Passos Manuel, com um cardápio de filmes em exibição. Estreias recentes e clássicos celebram o sexto aniversário do cinema italiano em Portugal.

O projeto tem a assinatura da Associação Il Sorpasso, do Instituto Italiano de Cultura e da Embaixada de Itália em Portugal. Fundada em 2008, a iniciativa resulta dos esforços entre portugueses e italianos. “Trazer a Portugal uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas”, afirmam, em comunicado.

A abertura do festival realiza-se esta terça-feira, no Hard Club, com a curta-metragem, “Il Gatto Del Maine”- que trata a vida de um casal jovem e misterioso.

No dia 4, “È Stato Il Figlio“, de Danielle Ciprì, ocupa o cinema de Passos Manuel: o filme de 2011 apresentado no Festival de Veneza conta a história tragicómica inspirada no livro homónimo de Roberto Alajmo. A 5 de abril, “Django” às 19h30, marca o regresso ao original de Sergio Corbucci, um filme de culto sobre uma viagem no deserto. De 1966 para 2012, exibe-se, no mesmo dia, “L’Intervallo” de Leonardo di Costanzo, um filme para o público jovem, premiado internacionalmente.

Por sua vez, o dia 6 é marcado pela exibição uma série de curtas de 2011 e 2012, pela exibição de dois dos filmes em competição (“ACAB All Cops Are Bastards” e “I Primi Della Lista“).

Depois das 8h30, o “Dopo le 8 ½”, secção para eventos culturais e sociais paralelos ao programa, traz música eletrónica com o SONICLAB: “Se a referência da composição musical italiana no cinema é Ennio Morricone, Dino Sabatini poderá sê-lo nos bastidores da nova geração dos que pintam a grande tela da Sétima Arte e a expõem, agora, ao público da Invicta”, dizem.

Dimmi Che Destino Avró“, a história de uma rapariga cigana, “Gli Equilibristi“, um retrato da crise social e ética italiana a concorrer pelo prémio de “melhor filme”, e “Romanzo Di Una Strage“, um histórico sobre o massacre de Piazza Fontana, são as películas que marcam o último dia do festival.