Nos dias 8 e 9 de junho, Serralves volta a fazer a festa, pelo 10.º ano consecutivo. Durante 40 horas consecutivas, o maior festival português de arte contemporânea vai juntar, no Porto, centenas de espetáculos e exposições.

Serralves em Festa” vai dedicar os dois dias a várias formas de expressão artística: dança, música, artes circenses, artes plásticas, teatro e cinema. Os jardins de Serralves vão ser invadidos por vários estilos artísticos protagonizados por artistas nacionais e internacionais.

Na área musical, são dezenas os artistas que vão atuar. O destaque vai para o concerto conjunto da Orquestra Jazz de Matosinhos com a WDR Big Band Cologne, dois conjuntos que vão “trocar” música entre si, pela primeira vez. As duas “big bands” vão atuar individualmente e, depois, em conjunto, com música escrita especialmente para a ocasião.

Ao longo dos dois dias de festa também vão atuar os Diamond Version, os King Midas Sound e os Duchess Says, entre outros.

Parcerias

A realização do festival conta com a parceria da Porto Lazer, da Casa da Música, da Orquestra Jazz de Matosinhos, da Escola Profissional de Música de Espinho, da Lovers and Lollypops, da Vice, do Balleteatro, entre outras associações.

Na dança, “Serralves em Festa” vai contar com o projeto “Bodies in Urban Spaces”, que aborda a relação da coreografia com os espaços. Esta iniciativa vai sair dos muros da Casa de Serralves e será também apresentada na Baixa do Porto, a 7 de junho. Ainda na dança, destaca-se a peça coreográfica “Experience #1”, da artista alemã Isabelle Shad.

O circo contemporâneo estará, também, em destaque, com a companhia belga “Okidok”, que traz consigo o espetáculo “Slips Inside”, que conjuga acrobacia, magia, mímica e dança. A companhia circence Jo Bithume, em parceria com o FITEI, vai apresentar o “Traz Fusion”, show que combina a percussão e a dança acrobática.

O festival de arte contemporânea vai também contemplar o teatro, com as peças Domícila Magic Show, wondergarden, Projecto Secreto, da companhia Radar 360 e Imaginary Friends, um trabalho realizado pelos britânicos Whalley Range All Stars e a companhia holandesa Babok.

Para além de espetáculos, “Serralves em Festa” vai contar, ainda, com visitas guiadas às exposições e aos espaços arquitetónicos. Durante os dois dias, vão também realizar-se oficinas culturais para toda a família. A entrada no festival é gratuita e os visitantes habilitam-se a ganhar uma viagem de helicóptero que será atribuída cada vez que se atinja os 10 mil visitantes. A organização vai disponibilizar transporte gratuito a partir da Rotunda da Boavista.