Os edifícios da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e de Economia (FEP) da Universidade do Porto (UP) foram classificados como monumentos de interesse público. A decisão, publicada numa portaria do Diário da República, resultou de duas propostas elaboradas pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no final do ano passado.

Situada na Avenida Rodrigues de Freitas, a FBAUP ocupa um antigo edifício do século XIX, conhecido como “Palacete Braguinha”, desde cedo ligado ao ensino das artes na cidade do Porto. A DGPC destacou “a qualidade intrínseca dos edifícios e jardins, incluindo o edifício original oitocentista, terminado em 1873” e, também, “os pavilhões modernos, construídos entre a década de cinquenta e os anos 90 por alguns dos mais destacados engenheiros e arquitetos da época”. Também o Museu da FBAUP e o seu “valor artístico do espólio conservado, palco de uma verdadeira aula de história da arte portuguesa”, foram motivos para esta classificação.

Mais recente do que a FBAUP, o edifício da FEP foi inaugurado em junho de 1974. Com assinatura do arquiteto Viana de Lima, foi um dos primeiros edifícios a ser construídos no Polo II da UP. “A coerência formal e a qualidade arquitetónica do imóvel são o melhor testemunho da mestria do seu criador, um dos mais destacados e influentes autores da Arquitetura Portuguesa da segunda metade do século XX”, pode ler-se na portaria. A “pureza geométrica dos volumes, aliada à utilização intensiva do betão à vista”, bem como o “jogo de transparências interiores” são outras das razões que elevaram este edifício a monumento de interesse público.

Esta é a terceira classificação deste género para a UP, depois de, em 2012, o Observatório Astronómico Professor Manuel de Barros, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), ter arrecadado, também, este estatuto.