O icBench é uma plataforma de benchmarking capaz de diagnosticar o nível de desempenho das construtoras portuguesas, através de oito indicadores. Agora, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI) vão lançar o segundo nível de desempenho da plataforma icBench, destinado a empresas com maior potencial técnico e de gestão.

O Benchmarking

Segundo o site icBench.net o benchmarking consiste na “identificação das melhores práticas e respetivos resultados” que as empresas concorrentes utilizam nos negócios. O conceito distingue-se da espionagem industrial, já que as práticas de benchmarking “regem-se por princípios próprios, resumidos num código de conduta onde a reciprocidade na partilha e no uso da informação, a confidencialidade e o respeito pela individualidade dos parceiros se assumem como preceitos invioláveis”.

O primeiro nível contém oito indicadores: índice de produtividade, rentabilidade das vendas ou autonomia financeira são alguns deles. Neste patamar, cada uma das empresas está representada nas curvas que se podem visualizar na plataforma e conhecer o seu desempenho. A perfomance geral das empresas de contruçao é de livre consulta e pode ser vista aqui.

Mas agora, o projeto vai disponibilizar um segundo nível, pronto a ser utilizado pelas 1500 empresas portuguesas que se localizam nas classes 5-9 – as mais elevadas. Os indicadores de nível 2 permitem avaliar pontos como a satisfação do cliente e da empresa, resultados económico-financeiros mais detalhados, ou ainda o perfil de recursos humanos.

Ainda assim, os valores dos gráficos são confidenciais. O empresário só tem acesso aos valores da sua própria empresa, de acordo com a ética do benchmarking.