Joshua Hoffine é fotógrafo, mas um fotógrafo fora do comum. O seu trabalho é tirar fotografias aparentemente vulgares, embora com alguns efeitos especiais, e transformá-las em autênticos pesadelos. O projeto chama-se “Fotografia do Horror”.

A ideia é mesmo essa: materializar os pesadelos das crianças e, em alguns casos, dos adultos, em fotografias e “mostrar às pessoas aquilo que elas não querem ver”, pode ler-se no seu site oficial. Hoffine explora o lado psicológico dos medos e em várias imagens são as crianças que dão vida à história que elas contam, contrastando a inocência da idade com o horror dos pesadelos.

O fotógrafo, natural do Kansas, não tem como preocupação principal agradar ao público: muito pelo contrário. Joshua Hoffine refere mesmo que “não é a audiência que tem de dizer ao artista aquilo que quer ver. É o artista que tem de mostrar à audiência aquilo que ela precisa de ver”.

As fotografias são feitas em estúdio, com maquilhagem, cenários e efeitos especiais para dar realismo à imagem. Até ao trabalho final, as fotos passam ainda por um processo de edição que está também a cargo do seu criador. Quanto às personagens, Hoffine conta com a ajuda de familiares e amigos, sendo que as crianças que aparecem nas imagens são as suas próprias filhas.

O fotógrafo americano tem um blog, onde divulga os bastidores de todo o seu trabalho. A forma como os cenários são preparados e o processo de maquilhagem das personagens estão disponíveis para visualização. As “Fotografias do Horror” estão também à venda na internet, através da sua loja virtual, por 25 dólares, cerca de 20 euros.