Investigadora no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC), Ana Rita Ribeiro conseguiu uma ThorLabs Full Scholarship. Selecionada entre 70 investigadores de todo o mundo, Ana consegue, com esta bolsa, participar na edição 2013 da “International Graduate Summer School – Biophotonics“, a realizar-se na Suécia entre 8 e 15 de junho.

A investigadora diz que foi “uma grande honra e um grande prazer” ter conseguido destacar-se de outros trabalhos “muito bons” e, ao JPN, revela que espera aprender muitas coisas que “não sabe” com outras pessoas da mesma área. “Vou poder conhecer alguns trabalhos relacionados com o meu”, seja a partir dos professores ou de alunos como ela. “Nós podemos conhecer outras pessoas e isso pode levar a novas colaborações e ideias”, explica.

Perfil

Ana Rita Ribeiro é doutoranda no INESC TEC, cuja graduação está a ser realizada em colaboração com o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB), em Lisboa, e o Institut de Sciences des Materiaux de Mulhouse (IS2M), em França. O trabalho selecionado para a ThorLabs Full Scholarship está enquadrado no projeto INCELL – Instrumentação em fibra ótica para manipulação e análise celular.

Ana foi selecionada com base na sua pesquisa – baseada no desenvolvimento de sistemas optoeletrónicos para manipular e monitorizar células individuais – principalmente glóbulos vermelhos – através de pequenos chips. Estes sistemas, descritos pela investigadora, vão utilizar dois tipos de ferramentas: uma para medir e outra para imobilizar. Ou seja, enquanto as células são imobilizadas, irão haver sensores em fibra ótica que vão permitir medir sete características das células.

A International Graduate Summer School é organizada pelo Departamento de Física da Universidade de Lund (LU), na Suécia, em parceria com o Lund Medical Laser Centre e o Departamento de Engenharia Fotónica da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Realiza-se desde 2003 e tem como objetivo fornecer formação ao mais alto nível na área de biofotónica.

“Os investigadores e professores que vão dar as aulas [na Summer School] durante essa semana têm investigação com grande qualidade”, diz. Por isso, é “muito importante” para Ana ter recebido esta bolsa, já que vai aprender novas coisas que podem ajudá-la bastante no seu trabalho futuro.