O Museu do Louvre recebe, esta sexta-feira, em estreia mundial, o mais recente filme de Marco Martins, “Twenty one twelve: The day the world did not end“, “21/12: O dia em que o mundo não acabou”, em português. Paris prepara-se, assim, para exibir um enredo sobre o fim do mundo que nunca chegou a acontecer.

O projeto é fruto de um trabalho conjunto do português com Michelangelo Pistoletto, artista italiano, que também conta com o filme “Année 1- Le Paradis sur Terre”, em exposição no mesmo museu.

Em declarações à agência Lusa, Marco Martins explicou que o filme “é uma reflexão sobre a crise, sobre a sustentabilidade, sem esquecer o conceito da regeneração”. O filme dá a conhecer a vida de 12 pessoas em todo o mundo, no dia do fim do mundo – de acordo com o calendário maia -, num formato que mistura ficção com documentário.

Das 12 pessoas envolvidas, cinco constituem nomes portugueses, como o escritor Gonçalo M. Tavares, o músico David Santos, o astrofísico Pedro Gil Ferreira, a aldeã Maria de Fátima Príncipe e o pastor Fernando Magalhães.

“É sobre o dia normal de cada uma daquelas 12 pessoas. Eu queria mostrar essa normalidade na vida delas, comparando os seus quotidianos, mas que refletissem sobre o nosso tempo”, adianta o artista.