Na Escócia, um nutricionista e uma empresária uniram-se para produzir uma pizza saudável que contém 47 nutrientes essenciais para a saúde. Segundo os criadores, estas pizzas, designadas de “Eat Balanced”, conseguem ser mais saudáveis do que uma salada.

Apresentada no Congresso Europeu de Obesidade que decorreu em Liverpool, Inglaterra, a pizza contém ingredientes comuns como fiambre, queijo, tomate e ananás, mas a massa, por exemplo, tem algas, em substituição do sal, e minerais, como iodo, e vitamina B. O molho de tomate é composto por extratos de pimento vermelho.

Mike Lean, professor de nutrição na Universidade de Glasgow (Escócia), é um dos criadores da pizza que visa substituir as refeições rápidas que não são adequadas a uma alimentação saudável. Num comunicado divulgado pela universidade, o nutricionista explicou que “as pizzas existentes no mercado são muito pobres nutricionalmente”.

Mike Lean acredita na importância de produzir refeições tendo em conta os nutrientes que elas oferecem. “A ideia de que uma dieta equilibrada é mais fácil de alcançar se cada uma das refeições for nutricionalmente rica é algo que tenho vindo a explorar ao longo do anos. Se vamos a um supermercado ou restaurante comprar comida pronta, é importante que alguém tenha, antes, pensado nela em termos nutricionais”, pode ler-se no comunicado.

As “Eat Balanced”, com magnésio, potássio, ácido fólico e vitamina A, são comercializadas apenas congeladas, para manter a conservação dos nutrientes. Para já, está à venda apenas na Escócia, em Inglaterra e no País de Gales.