As inscrições já abriram e o prazo termina a 30 de agosto: a União Europeia (UE) lançou uma nova vaga de estágios remunerados, com a duração de cinco meses, com início previsto a 1 de março de 2014.

Os estágios têm lugar na Comissão Europeia ou noutro organismo ou agência de instituições europeias e a bolsa mensal tem um valor de mil euros. O custo das viagens será, também, reembolsado, pode ler-se na página da Comissão Europeia.

No total são 1300 as vagas disponíveis e a pré-seleção dos candidatos acontece entre os meses de setembro e outubro. O nome dos escolhidos será revelado em dezembro.

O programa de estágios está aberto a pessoas de todo o mundo com, pelo menos, uma licenciatura, muito bom conhecimento de inglês, francês ou alemão e de uma segunda língua oficial da União Europeia (requisito para candidatos de países da UE). Excluídos, à partida, estão todos aqueles que já tenham realizado um estágio ou trabalho de mais de seis semanas dentro da UE.

O trabalho realizado varia consoante a área do organismo europeu em questão (direito, recursos humanos, políticas ambientais, entre outros). Contudo, é certo que os estagiários vão participar em reuniões – podendo ter que as organizar -, grupos de trabalho, fóruns ou audiências públicas . Além disso, está também prevista a realização de pesquisas, relatórios e inquéritos.

As candidaturas realizam-se online, através de um registo no portal e do preenchimento de um formulário.