Começa já este sábado, 3 de agosto, com o projeto “Sinopse” de João Paulo Rosado. Falamos da iniciativa Jazz ao Relento, da associação portuense Porta-Jazz, que, como já é habitual, vem trazendo democratizando este género de música na cidade.

Desta vez, são os Jardins do Palácio de Cristal que fazem de palco improvisado, sempre às 22h, aproveitando as noites quentes de verão. E “Sinopse“, que para além de João Paulo traz João Guimarães, António Pedro Neves, Hugo Raro e Nuno Oliveira, coincidirá, com certeza, com o espírito. O projeto, íntimo e pessoal, faz com que a música reflita “as emoções, ideias e pensamentos mais pessoais do músico”.

Mas também Zagorro, que atuam a 10 de agosto, prometem valer a pena. O sexteto traz na bagagem “um Jazz contemporâneo carregado de força, dinâmica, variedade e coesão”. Já a 17 de agosto, os músicos diminuem para metade – mas nem por isso a qualidade os acompanha. Manuel Beleza Jazz Terceto são quem anima o terceiro sábado “com uma sonoridade que faz lembrar os ‘velhos’ grupos de Larry Young com Sam Rivers e Elvin Jones”, diz a organização.

Por fim, a 24 de agosto, o ciclo termina com a simplicidade do grupo de João Mortágua, “J4nela”, que “nasce da necessidade de expressão sonora de uma alma humana”, sob “ritmos urbanos”. A entrada é livre.