Eduardo Vítor Rodrigues tem 41 anos e representa o PS na candidatura à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, com o mote “Dedicados a Gaia“. Professor no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras, está envolvido em projetos nacionais e internacionais nos domínios da pobreza, desigualdades, políticas públicas e (des)emprego.

Atualmente, vereador sem pelouro da Câmara Municipal de Gaia e secretário da Direção da Liga das Associações de Socorro Mútuo de Vila Nova de Gaia, foi ainda presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.

O candidato à Assembleia Municipal é Albino Almeida. No programa eleitoral apresentam o desejo, entre outros, de “fomentar o empreendedorismo, integrar e alargar o sistema de transportes, incentivar a reabilitação urbana e responder aos problemas sociais emergentes”.

Carlos Abreu Amorim tem 49 anos, é professor universitário e representa a coligação PSD/CDS. Depois de passar pela Escola de Direito da Universidade do Minho e pela Universidade Lusíada, é o atual vice-presidente do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República. Autarquias locais e o ordenamento do território e do ambiente são as matérias que lhe dizem respeito.

O candidato à Assembleia Municipal é César Oliveira. No programa eleitoral pretendem, por exemplo, continuar a desenvolver a obra do mandato de Luís Filipe Menezes. Dão importância à “habitação social, aos manuais escolares gratuitos e à juventude”.

Manuel Vieira Machado tem 64 anos e é independente, mas representa o Movimento de Cidadãos por Gaia (MCG). É economista e presidente da direção da associação MCG, sem fins lucrativos, que se baseia na “ética, transparência, rigor e competência”.

Caso seja eleito, garante, por exemplo, a redução da fatura da água, a criação de um portal onde “todos os Gaienses terão acesso às declarações de rendimento e ao património dos eleitos, com informação atualizada todos os anos” e o investimento de um milhão de euros em “projetos mais votados pelos cidadãos de Gaia”.

José Guilherme Aguiar, também candidato independente, tem 61 anos e é a cara da campanha “Juntos por Gaia“. É licenciado em Direito, já foi vice-presidente do Futebol Clube do Porto (FCP) e presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo.

Neste momento, é “avô a tempo inteiro” e considera, entre outros, que existem “reabilitações importantes a fazer” no lazer e no turismo de Vila Nova de Gaia. Diz ainda ser importante “apostar na marca Gaia”, melhorando a questão do emprego e dinamizando o concelho.

Jorge Sarabando tem 64 anos representa a CDU. É publicista, membro da Assembleia Municipal de Gaia e membro do PCP desde 1964. Atualmente, pertence à Comissão Nacional para as Questões da Cultura.

A candidata à Assembleia da República é Paula Baptista. No programa eleitoral consideram, entre outros, que é “preciso redirecionar os recursos de Gaia para a ação social e reduzir as ações publicitárias”, que “Gaia precisa de outra política” e de uma “cultura de exigência, rigor e transparência”, com uma “maior cultura de proximidade” à população e uma “utilização mais criteriosa dos recursos públicos”.

Eduardo Pereira tem 46 anos e representa o Bloco de Esquerda. É licenciado em economia, deputado municipal em Vila Nova de Gaia desde 2005 e pertence à Comissão Autárquica Nacional do Bloco de Esquerda.Fez ainda parte da Assembleia de Freguesia de Vilar de Andorinho e integrou também a Assembleia Metropolitana do Porto.

O candidato à Assembleia da República é Jorge Magalhães. No programa eleitoral acham, por exemplo, urgente responder à reabilitação urbana e ao desemprego, pretendem reduzir as taxas e afixar “uma verba anualmente que seja direcionada para projetos apresentados pelos gaienses” e querem dinamizar os mercados e as feiras locais.

Cristiana Máximo tem 31 anos e representa o PCTP/MRPP. Estudou na Universidade Lusíada do Porto, trabalha na Cetelem-BNP Paribas e é coordenadora de natação da Associação de Proprietários de Vila D’Este. É a favor da igualdade de salários, é contra as medidas da Troika e, tal como o seu partido, “defende o povo”.

Por fim, Manuel Almeida tem 40 anos e representa o Partido Trabalhista Português. Foi emigrante na Inglaterra, tirou um curso de polícia e dá aulas de artes marciais. No seu programa eleitoral preocupa-se com os pobres, é contra os “maus tratos aos idosos” e “as falcatruas na Medicina”. Tem como lema “Menos política, mais a fazer”.