Os resultados da sondagem à boca das urnas, feita pela Universidade Católica para a RTP, em relação à vitória de Rui Moreira, pareceram não surpreender a sede do CDU, na Avenida da Boavista.

Os “camaradas” presentes permaneceram calmos e atentos em frente à televisão que transmitiu o canal público durante toda a noite. Entre burburinhos e telefonemas lá se iam comentando as primeiras vitórias em algumas freguesias e Câmaras Municipais e, em alguns casos, os resultados despoletaram uma onda de entusiamo, como foi o caso dos concelhos de Benavente, Beja e Évora, que se vestiram de vermelho.

O candidato Pedro Carvalho ausentou-se antes dos resultados da sondagem serem conhecidos e só voltou ao fim da noite para o discurso oficial. Já Honório Novo, candidato à Assembleia Municipal, esteve sempre entre os presentes, mas manteve-se longe do microfone, não tendo proferido nenhum discurso ou comunicação oficial.

O discurso de Pedro Carvalho, que esperava resultados oficiais concretos em relação à CDU no panorama nacional e no distrito do Porto, aconteceu depois das 23 horas, e o reeleito vereador da Câmara Municipal disse ter sido uma grande noite eleitoral, na qual se demonstrou a força incontornável do partido na cidade.

“Tendo em conta que vamos ter uma Câmara em que não há maioria, vamos ter mais capacidade de continuar a intervir na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesias”, garantiu o candidato. Pedro Carvalho mostrou-se entusiasmado pela derrota do, na sua opinião, único partido que “assumiu com o seu símbolo o partido do Governo”, o PSD, e lembrou aos presentes que é preciso lutar contra a continuidade do projeto de Rui Rio, agora dissimulado na vitória de Rui Moreira.

“Amanhã lá estaremos a continuar a lutar“, deu, como garantia, o vereador da coligação CDS-PEV para os próximos quatro anos. Pedro Carvalho aproveitou ainda para agradecer a todos os que têm lutado pela causa e para entusiasmar os presentes para o novo percurso onde “a CDU avança com toda a confiança”.

A coligação PCP-PEV conseguiu, de acordo com os dados provisórios, 30 Câmaras em todo o país, entre elas Setúbal, Silves, Beja e Évora, e, no distrito do Porto, passou de um para cinco vereadores.