Nas vésperas do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala a 13 de outubro, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) promove um exercício público de preparação para o risco sísmico.

Assim, é esta sexta-feira que “A Terra Treme“, ou não fosse este o nome da simulação que vai acontecer às 11h10. Por todo o país, qualquer pessoa pode participar na iniciativa, e até mesmo empresas, escolas e famílias. Para isso, basta que àquela hora os interessados executem, durante um minuto, três gestos: baixar; proteger; aguardar.

Contudo, além disso, o exercício pretende educar a população para os passos essenciais que devem ser seguidos (ver vídeo em baixo) a fim de os efeitos de catástrofes serem minorados. Estes sete procedimentos são os seguintes: “Identificar e corrigir os riscos em casa”; “Organizar um plano familiar de emergência”; “Preparar um kit de emergência”; “Conhecer os pontos fracos do edifício”; “Executar os três gestos que protegem”; “Cuidar de si, dos seus e dos mais vulneráveis”; “Estar atento às indicações das autoridades”.

A Câmara do Porto também adere à iniciativa e refere que o objetivo é, sobretudo, “envolver todas as comunidades nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua autoproteção em situações de emergência”.