Apesar de ser parisiense de gema, foram os verões que passou, em pequena, em Prissé, também na França, na casa da tia que possuía vinhas, que tornaram Martine Saunier uma apreciadora e especialista em vinhos. Mas foi a partir de 1964, quando emigrou para os EUA, que começou a afirmar-se como um dos nomes mais respeitados na área, ao introduzir vinhos europeus no território norte-americano.

Daí até se tornar uma das maiores comerciantes do género foi um instante. Agora, Martine Saunier deixou a carreira que tinha há mais de 30 anos e dedicou-se à produção de documentários sobre vinhos. E, como não poderia deixar de ser, o vinho do Porto será um dos protagonistas.

“Tenho visitado Portugal, isto é, Vila Nova de Gaia e o vale do Douro, há muitos anos e achei que era um país tão espetacular como o seu vinho, especialmente o vinho de mesa, que tem vindo a crescer em qualidade, que me pareceu que fazia todo o sentido tê-lo num filme”, disse Saunier à Agência Lusa.

A especialista confessa-se uma grande fã do vinho do Porto e, por isso, quer incluí-lo no documentário, apesar do mau momento que, segundo a própria, a bebida atravessa, “porque hoje ninguém compra para o futuro, as pessoas não têm espaço e os restaurantes não têm dinheiro”.

Os filmes de Martine Saunier sobre diversos vinhos estão a ser realizados por David Kennard, que trabalhou durante 25 anos na BBC e tem uma longa experiência na construção de documentários. A data de lançamento desta produção ainda não está definida.