Já foi considerado um festival, mas este ano assume-se como um media lab. O futureplaces, que acontece de 28 de outubro a 2 de novembro, reformulou o conceito mas continua a ser gratuito e a oferecer uma programação completa e variada na área dos media digitais.

Este ano, há workshops, mesas redondas, debates e atividades de reconhecimento da cidade a completar a programação. É que nesta 6.ª edição, projeto gira à volta da participação e do envolvimento social, ou seja, de utilizar projetos criativos para reinventar a sociedade.

Os produtores Debbie Anzalone e Bruce Geduldig, assim como o português André Almeida, são presenças garantidas. Este último traz um documentário interactivo ao público do Porto, construído a partir da sua experiência numa cooperativa em Brooklin, onde tem estado.

Um dos pontos altos do evento são os “citizen-lab”, que começam na terça-feira de manhã e incluem workshops que ensinam desde criar vídeos no Blender a animações stop-motion. Parte integrante do projeto é ainda a cerimónia oficial de assinatura de mais uma fase do programa Austin Portugal, que une as Universidades de Austin, Texas, e a do Porto. Acontece na tarde de terça, 29 de outubro, na Reitoria.

Este media lab decorre essencialmente no edifício do UPTEC Pinc, mas estende-se ainda ao resto da cidade. No último sábado, por exemplo, a noite é no Maus Hábitos. É a festa de encerramento, em que se fará o balanço do espólio reunido durante o evento, e que conta com a presença da “The futureplaces impromptu all-stars orchestra”.