A organização “Arte, Técnica e Movimento com Alma” (ATMA) organizou a primeira edição de uma pequena feira no centro comercial da Trindade, dedicada ao artesanato urbano, que dura até domingo, 27 de outubro.

O conceito

O nome ATMA surgiu a partir de uma palavra religiosa hindu que significa “alma” ou “espírito que nunca morre”, na qual Joana se revê bastante naquilo a que se dedica. “Se não fizer as coisas com alma não consigo trabalhar”, explicou. “O artesanato acompanha-me desde há muito tempo. Tenho uma família com experiência nesta área e portanto é um gosto que me acompanha desde a minha existência”.

Joana Rodrigues, responsável pela ATMA, foi a mentora do evento: “Temos de tudo um pouco, desde bijuterias, tricôs, crochés, tecidos, trabalhos de costura e temos alguns produtos alimentares entre os quais chás, compotas e biscoitos caseiros”, garante. O certo é que espaço foi invadido por várias bancas, com uma grande variedade de trabalhos, sempre com a mesma condição: tudo feito à mão.

Teresa Silva, por exemplo, é mestre do pano. “Tenho panos simples, sacos para pão e para nozes, paninhos para cestos de pão e tabuleiros, saquinhos para ervas aromáticas, porta-garrafas… A partir de uma toalhinha consigo fazer um jogo de quarto”, assegura.

Mas o objetivo desta feira não passou apenas pela venda convencional e a solidariedade infantil também fez parte desta iniciaitiva. Elsa Brilhante é mãe de João Brilhante, um menino que sofre de Polimicrogiria (uma malformação cerebral) e que precisa de fisioterapia para recuperar. Todo o seu trabalho visa ajudar o filho na luta contra a doença.

Já a Anakraft, uma marca de bijuteria artesanal que também marcou presença na iniciativa, visou recolher fundos para ajudar David, de um ano, que precisa de um implante de modo a conseguir uma melhoria auditiva. “Nas primeiras feiras é sempre mais complicado porque as pessoas ainda não conhecem, apesar de termos estado várias vezes no Mercado do Bom Sucesso”, explica Joana.

Ainda assim, a adesão foi positiva e muitos prometeram voltar nas próximas edições. De 6 a 9 de novembro, a ATMA marcará presença no Mercado do Bom Sucesso. Já de 18 a 24 desse mês e de 16 a 22 de dezembro, está de volta ao Trindade Domus.