“O grande jornalismo morreu, só porque inventámos a Internet? Não. As plataformas digitais são o espaço perfeito para os grandes trabalhos de jornalismo literário, o jornalismo de investigação, a literatura da realidade. Multimédia é fotografia, vídeo, som, infografia, texto. Todos os meios para atingir um fim: jornalismo lúcido, corajoso e profundo”.

É assim que começa a descrição da conferência internacional “O Regresso do Jornalismo“, que, entre esta sexta-feira e domingo, decorre na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). O objetivo deste grande encontro de profissionais da área da comunicação é encontrar resposta para várias questões, entre elas: “Quais são os novos instrumentos de investigação? As novas estratégias narrativas? Os novos modelos económicos?”.

Reconhecendo que, “por todo o mundo, jornalistas, editores, produtores estão a fazer experiências que vão mudar a forma como fazemos e consumimos jornalismo”, a organização convidou reconhecidos jornalistas, portugueses e estrangeiros, com diversos cargos na área – editores, repórteres, fotojornalistas, entre outros -, para contribuírem com a perspetiva e experiência de cada um.

Adelino Gomes, Alexandra Lucas Coelho, Amy O’Leary, Borja Echevarría e Joshua Hammer são apenas alguns dos oradores confirmados.