Na próxima terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 15h, decorre na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) uma conferência sobre “Economia da felicidade”, com aquele que, atualmente, é o único português doutorado nesta área, Gabriel Leite Mota.

Apelidado de “O economista feliz“, o também professor e investigador aprofundou os seus estudos nesta vertente da economia por entender que, durante 50 anos, foram ignoradas determinadas dimensões do comportamento humano, “contrariando teorias que defendiam que o homem basicamente se move por incentivos financeiros”, explica a FEP, em comunicado.

Desta forma, Gabriel Leite Mota especializou-se em “Economia da felicidade”, que consiste no estudo da relação entre crescimento e bem-estar. Importa referir que “o bem-estar resulta assim de múltiplas variáveis, que são medidas por novas disciplinas como a Economia Experimental, a Neuroeconomia e a Economia Comportamental”.

Será para abordar estas perspetivas que “O economista feliz” – que já tem participado em conferências internacionais nos EUA, Holanda, Itália e Reino Unido – estará na sala 631 da FEP, numa conferência com entrada livre.