A Fundação Calouste Gulbenkian e a COTEC Portugal abriram as candidaturas para dois novos concursos: o Ideias de Origem Portuguesa e o Prémio de Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa. Ambos compõem a iniciativa FAZ e os interessados podem candidatar-se até 31 de março nos sites respetivos.

Com o concurso Ideias de Origem Portuguesa, a Gulbenkian pretende “encontrar projetos de Empreendedorismo Social que façam a diferença nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, do Diálogo Intercultural, do Envelhecimento e da Inclusão Social”, explicam em comunicado. “Para participar, só é necessário constituir uma equipa que integre um português ou lusodescendente residente no estrangeiro e submeter um vídeo ilustrativo da ideia que propõe”.

Na primeira edição, em 2010, a ideia vencedora foi “Requalificação a Custo Zero”, que se materializou no projeto Arrebita!Porto, atualmente em funcionamento na cidade invicta.

Já quanto ao Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC Portugal desde 2007, o objetivo é “distinguir os portugueses que, pela sua ação empreendedora e inovadora, se notabilizaram fora de Portugal nas suas respetivas atividades empresariais, mas também a nível social ou cultural”. Na última edição, Mapril Baptista, emigrante em França e proprietário da marca Les Dauphins, líder em venda de ambulâncias, com cerca de 98% de quota de mercado na Île de France e 50% em todo o país, foi o vencedor do prémio.

A última edição deste prémio reuniu mais de 150 candidaturas e recebeu a participação inédita de candidatos da Índia, Malásia, República Checa e Venezuela. Ainda assim, foi Mapril Baptista, emigrante em França, quem foi distinguido. O português é proprietário da marca Les Dauphins, líder em venda de ambulâncias no país que o recebeu.