A partir das 18h deste sábado, o Mira Fórum, na rua de Miraflor, no Porto, recebe a 11.ª Tertúlia da Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP). Nesta edição, o tema da conversa andará à volta dos “Espaços Industriais Abandonados”.

Na verdade, o tópico surge na sequência da criação do projeto “IN-VA-SÕES”, um grupo que se dedica a fotografar estes locais. Além disso, desde janeiro que está patente, no mesmo Mira Fórum, a exposição “Desperdições“, uma seleção de cerca de 60 fotografias de 26 fotógrafos que fazem parte daquele coletivo.

É, por um lado, devido a estes pretextos que a APRUPP aproveita para reunir algumas personalidades à volta do tema. Desta forma, a iniviativa vai contar com a participação de Sérgio Pereira, fundador do “IN-VA-SÕES”, do vereador do urbanismo da Câmara do Porto (CMP) e arquiteto Manuel Correia Fernandes, da diretora do departamento de Planeamento e Ambiente da Câmara de Santo Tirso e também arquiteta Conceição Melo, assim como da antropóloga Eglantina Monteiro, autora do texto da exposição “Desperdições”.

A entrada no Mira Fórum para assistir à tertúlia é gratuita.