Comer mais iogurte pode reduzir em 28% o risco de vir a desenvolver diabetes tipo 2. Quem o diz é um grupo de investigação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, liderado por Nita Forouhi, investigadora da Medical Research Council (MRC). Aliás, o estudo diz mesmo que a inclusão de quantidades substanciais de produtos lácteos fermentados com baixas percentagens de gordura, como alguns queijos magros, reduz o risco deste tipo de diabetes em 24%.

Em comunicado, Forouhi garante que o estudo, baseado numa investigação que incluiu mais de 25 mil homens e mulheres residentes no condado inglês de Norfolk e durou 11 anos, “faz sobressair o facto de existirem alimentos específicos que podem ter um papel importante na prevenção da diabetes tipo 2 e que são relevantes para a saúde pública”.

Mitos

Apesar dos produtos lácteos serem fonte de gorduras saturadas – e por isso muitas vezes banidos do cardápio alimentar – são também uma importante fonte de proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais.

Os investigadores perceberam que, em comparação aqueles com o maior consumo de produtos de baixo teor de gordura (como iogurte magro ou queijo fresco) foram 24% menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2 ao longo dos 11 anos de follow-up.

Estudo tem limitações mas acredita vir a impulsionar novas descobertas

Quando analisado separadamente dos outros produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura, o iogurte foi associado a 28% de redução do risco de desenvolver diabetes, observada essencialmente entre os indivíduos que consumiam uma média de quatro potes de 125 gramas de iogurte por semana.

A equipa concluiu ainda que a substituição de uma porção de iogurte ao invés de uma porção de um outro doce ou snack, como chocolate ou bolo, está associado a um risco 47% inferior desta doença. Isto pode, no entanto, sugerir que esta associação entre iogurte desnatado e um menor risco de diabetes pode ser devido a não consumir essas alternativas saudáveis.

Os autores do estudo, publicado na revista “Diabetologia”, reconhecem as limitações desta investigação mas concluem que este estudo pode ajudar a fornecer evidências robustas de que o consumo de produtos lácteos fermentados com baixo teor de gordura, em grande parte impulsionado pelo iogurte, está de facto associado a uma diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.