“Quem dá mais?”. É esta pergunta que, na próxima quinta-feira, mais vezes se vai ouvir no auditório Fernando Távora da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Tudo por causa de uma venda livre de desenhos de conceituados arquitetos e artistas plásticos, organizada pelos estudantes do 2.º ano do Mestrado Integrado de Arquitetura (MIARQ). Com esta iniciativa, os alunos pretendem reunir fundos que financiem “uma viagem, de carácter pedagógico, de consolidação de conhecimentos relacionados com a Unidade Curricular de Projecto 2”, lê-se na página do evento.

“Com a ajuda da professora regente da Unidade Curricular de Projeto 2 conseguimos angariar desenhos de nomes muito reconhecidos, que foram absolutamente solidários com a nossa causa e dispensaram não só as suas obras mas também o tempo para as escolher com todo o cuidado”, explica por e-mail Ana Branco, uma das estudantes.

Assim, a partir das 21h30 desta quinta-feira, vão ser leiloados, na FAUP, desenhos de um conjunto de 41 arquitetos e artistas plásticos, de onde se destacam nomes como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, José Fernando Gonçalves, José Gigante, Júlio Dolbeth ou Mário Bismarck.

A moderação da venda estará a cargo do arquiteto Manuel Graça Dias.