A iniciativa, das federações e associações académicas nacionais, decorre no âmbito das comemorações do Dia do Estudante, 24 de março. O objetivo é compilar as queixas dos estudantes universitários num livro a entregar ao Presidente da República.

A Federação Académica do Porto (FAP) e um conjunto de direções associativas de todo o país decidiram comemorar o Dia do Estudante com uma atividade a nível nacional. Trata-se da recolha da opinião dos alunos universitários sobre os problemas do Ensino Superior em Portugal. No final, as opiniões serão compiladas num livro que se pretende entregar no Palácio de Belém.

No Porto, os estudantes de todas as faculdades são convidados a aderir à iniciativa. Como afirma Rúben Alves, presidente da FAP, o primeiro objetivo é “estimular o sentido de participação” dos mesmos. Há três formas de os alunos participarem: deixando a frase junto da Associação de Estudantes da faculdade a que pertencem; através de um formulário disponibilizado no site da FAP; ou enviando a frase através do e-mail [email protected].

Os estudantes que enviarem uma frase receberão a mesma, através de e-mail, em formato de imagem, para que a possam publicar e/ou partilhar (nomeadamente através do Facebook).

Também no dia 24, a FAP e as associações de estudantes filiadas vão estar na Baixa portuense a “promover o movimento e a sensibilização junto das pessoas”, garante Rúben Alves. O painel físico vai estar instalado na Baixa, mas ainda em lugar a definir. Nele estarão inscritas algumas frases selecionadas e terá também um espaço em branco para quem quiser escrever no momento.