Um grupo de cientistas alemães, americanos e franceses sediado em Nice, França, conseguiu provar que a Lua formou-se 95 milhões de anos depois da formação do sistema solar, ou seja, há 4,47 mil milhões de anos. A formação do único satélite natural terrestre terá ocorrido na sequência de uma colisão entre uma pré-formação da Terra e um objeto do tamanho de Marte.

A investigação deste grupo de cientistas internacional foi publicada na conceituada revista Nature, e marca uma evolução relativamente a artigos científicos anteriores. Esses artigos colocavam a idade de formação da Lua nos 30 ou 50 milhões de anos posteriores à condensação dos sólidos que compõem o sistema solar, pode ler-se na página do artigo.

De acordo com a nova investigação, fica também provado com 99,9% de certeza que a Lua não se terá formado antes dos 40 milhões de anos posteriores à condensação. Neste estudo foi usado um método que teve como base simulações numéricas baseadas na composição do manto da Terra, que contém elementos altamente siderófilos (compostos de ferro).

A colisão que deu origem à Lua terá também sido fulcral no último estádio de formação da Terra. O estudo também confirma que o planeta “foi o que mais se demorou a formar” dentro do sistema solar, disse à AFP Alessandro Morbidelli, um dos autores da investigação.