O 25 de abril de 1974 ficará para sempre marcado como o dia em que o povo português conquistou a sua liberdade. Em comemoração dos 40 anos de democracia, o Centro Português de Fotografia (CPF), em parceria com a Porto Editora e o Departamento de Cultura Serviço de Cultura, Desporto e Lazer da Reitoria da Universidade do Porto (UP), inaugura, neste sábado, 12 de abril, uma exposição que retrata várias acontecimentos da efeméride.

A exposição “Os Rapazes dos Tanques” irá conter imagens dos acontecimentos do dia 25 de abril de 1974, como de sargentos que estiveram no Terreiro do Paço, na luta pela democracia.
Esta iniciativa tem o objetivo de dar oportunidade aos visitantes de reviver os acontecimentos que levaram à conquista da liberdade e homenagear os homens que estiveram à frente da luta.

No dia 10 de maio, Alfredo Cunha, autor das fotografias em exposição, estará presente na exposição para uma visita guiada, juntamente com o jornalista Adelino Gomes. Esta iniciativa dará também lugar a um debate: “Esta casa acredita que ainda falta cumprir abril”, no dia 22 de abril, na Reitoria da UP.

A exposição estará aberta ao público, sem qualquer custo, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, até 29 de junho, no CPF.

Outras atividades comemorativas

Serão várias as atividades, na cidade do Porto, de comemoração ao 25 de abril. A Casa da Música, no próximo domingo, 13 de abril, às 18h, apresenta “40 anos de abril, canções com história”, onde atuarão vários grupos musicais, tais como Grupo Canto D’Aqui, Grupo Sopros de Zeca, Grupo Vozes ao Alto (AJA Norte), entre outros.

Também o Museu Nacional da Imprensa (MNI) abre portas a uma exposição: “25 de abril, 40 anos”, onde estarão expostos jornais, cartazes, fotografias, livros, discos e provas de censura. Estará aberta ao público até 31 de maio.