Os chamados emoticons estão presentes no dia-a-dia das pessoas de todo o mundo. Numa era em que a Internet e os smartphones ocupam grande parte da nossa vida, representar algumas das mais conhecidas pinturas da história misturadas com emojis e caixas de diálogo do Windows e Facebook pareceu uma boa ideia para Nastya Nudnik.

A artista ucraniana decidiu usar emoji – os bonecos que os smartphones usam para expressar sentimentos nas mensagens escritas – para retratar os sentimentos das personagens das pinturas escolhidas. O trabalho chama-se “Emoji-nation” e envolve uma série de pinturas famosas que vão de Hopper a Degas.

O trabalho da artista está divido em cinco partes. Para além da utilização de emojis e caixas de diálogo, “Emoji-nation” inclui também pinturas que foram transformadas em posters de filmes. Com o “Emoji-nation”, Nastya Nudnik quer apresentar uma crítica à forma como hoje as pessoas se relacionam com a sociedade, uma relação que se estabelece em grande parte através das tecnologias.