Farage com liderança confortável, Wilders em segundo lugar na Holanda

O Partido para a Independência do Reino Unido (UKIP), de Nigel Farage, é apontado pelas sondagens como o mais provável vencedor das eleições naquela região, que decorrem durante toda esta quinta-feira, no mesmo dia das eleições locais no país.

A última sondagem, levada a cabo pela Opinium para o Daily Mail, projetava uma vitória da UKIP, com 32%. O partido anti-europeu de Nigel Farage surge sete pontos percentuais à frente do Partido Trabalhista (25%), seguido dos conservadores (21%), dos liberais-democratas (6%) e dos Verdes (6%).

A Holanda junta-se ao Reino Unido a “abrir” o sufrágio na União Europeia, onde o Partido para a Liberdade, do islamofóbico Geert Wilders, surge no segundo lugar nas sondagens, com a possibilidade de eleger entre quatro e cinco eurodeputados.

Wilders já afirmou que pretende aliar-se, no Parlamento Europeu, à Frente Nacional de Marine Le Pen, assim como a outros partidos extremistas e anti-europeus.

Em França, a extrema avança

A Frente Nacional, partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen, deverá ganhar as eleições em França, vitória que, a verificar-se, aumentará a quantidade de eurodeputados de sentimento anti-europeu, um número que poderá representar um terço do Parlamento Europeu.

Nigel Farage já indiciou uma coligação com outros partidos extremistas, com vista à criação de um “bloqueio” das propostas dos outros eurodeputados.

Em Itália, o Partido Democrata, liderado pelo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, surge à frente nas sondagens, com cerca de 30%, seguido do Movimento 5 Estrelas, do ex-comediante Beppe Grillo, que assim relega para terceiro lugar o Movimento Forza Italia, de Silvio Berlusconi.

Partido de Angela Merkel parte na frente

Na Baviera, a União Democrata-Cristã, partido da Chanceler alemã Angela Merkel, está no primeiro lugar nas últimas sondagens, com quase 38% das intenções de voto, à frente do SPD, o partido social-democrata, que pode eleger 27 eurodeputados, menos dez do que a União.

Na Alemanha, destaque ainda para o partido Pirata, que defende uma sociedade de informação livre, poderá conseguir eleger entre um e dois deputados ao Parlamento Europeu.

Na Grécia, a coligação liderada por Alexis Tsipras, a Coligação de Esquerda Radical, parte na frente das sondagens, com 29,6%, o que lhes permitiria eleger sete eurodeputados, mais um do que o Partido Nova Democracia. O Aurora Dourada, partido de extrema-direita, poderá conseguir eleger entre um e dois eurodeputados.