Para já são 300 oportunidades para entrar no mercado pela porta digital, mas a ideia é chegar a um total de dois mil empregos criados ainda este ano. No Porto, para além da Microsoft, há mais doze empresas à procura de estagiários, trabalhadores em part-time e a full-time. Ao todo, são 18 vagas por preencher.

Para a Microsoft, o mercado das tecnologias de informação está longe de estar saturado. Uma área em que a procura existe dos dois lados, mas onde encontrar profissionais altamente qualificados nem sempre é tarefa fácil.

Foi para descomplicar esta questão que surgiu a iniciativa Ativar Portugal. O objetivo é aproximar as empresas dos seus potenciais novos colaboradores, mas não se destina só aos “génios informáticos”. Quem se regista no portal online pode fazê-lo por diferentes motivos, que vão desde a procura de um primeiro emprego à aquisição de novas competências em cursos com a marca da Microsoft.

A empresa de Bill Gates não está sozinha e ganhou esta quarta-feira mais um parceiro importante. Para além de várias companhias ligadas ao mundo digital que vão alimentar a página das ofertas de emprego, o programa vai contar com a colaboração do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Microsoft IT Academy passa a fazer parte da oferta curricular de 30 centros de emprego

Desta feita, o Microsoft IT Academy passará a fazer parte da oferta curricular nos 30 centros de emprego e formação profissional, permitindo que jovens e adultos de todo o país possam aprofundar conhecimentos ou reconverter por completo a sua formação.

Para quem já está ativo mas precisa de acelerar

Quem criou o próprio emprego e está à frente de uma startup também pode contar com uma ajuda para pôr o pé no acelerador. O BizSpark é gratuito durante três anos e disponibiliza mais de 900 ferramentas e programas para desenvolvimento de aplicações e todo o tipo de software. Com mais de 1500 pequenas empresas aderentes e em mais de 100 países diferentes, o programa diz facilitar o contacto com investidores e anunciantes e garante ajudar na formação comercial e técnica dos jovens empresários e empreendedores.

Para muitos será uma oportunidade de começar do zero e acabar com um certificado reconhecido à escala mundial, “ampliando assim as oportunidades de integração ou reinserção no mercado de trabalho”, segundo o comunicado do IEFP. Para outros, já com “diploma digital”, a entrada no mercado pode estar mais perto e o processo pode passar apenas pela colocação do currículo na plataforma online.

As formações podem ser feitas online ou presencialmente e algumas são pagas. Uma especialização no sistema do Windows 8 com a duração de 60 horas, por exemplo, pode custar 1890 euros.