Quantas vezes não acontecem situações, no dia-a-dia, em que se precisa de um documento, de uma fotografia, ou de informação só disponível em suporte físico? Andar com um digitalizador às costas parece uma solução desagradável. Foi para essas situações que surgiu o Pocketscan, um digitalizador de pequenas dimensões que transfere automaticamente os conteúdos digitalizados para um PC, tablet ou smartphone.

O dispositivo funciona sem fios e a comunicação é feita através de Bluetooth. Além de digitalizar e transferir os conteúdos, o PocketScan interpreta a informação digitalizada. Por exemplo, o utilizador deste dispositivo pode digitalizar uma tabela e abri-la diretamente na ferramenta Excel, ou digitalizar um texto e editá-lo, de seguida, no Microsoft Word. Pode também digitalizar informação numa língua estrangeira e traduzi-la automaticamente.

O projeto está na plataforma de crowdfunding Kickstarter e, até ao momento, já conseguiu angariar mais de 300 mil dólares (cerca de 225 mil euros), sendo que o objetivo inicial se ficava pelos 50 mil dólares (perto de 37.500 euros). As contribuições para o projeto do PocketScan estão abertas até 16 de julho.