Depois de Cascais e Vilamoura, o Campeonato Nacional de Vela SB20 chega, pela primeira vez, a Leixões. Esta 10.ª edição da competição é organizada pelo Clube de Vela Atlântico (CVA), e acontece de 11 a 13 de julho.

São muitos os velejadores nacionais e internacionais que vão rumar a Leixões por estes dias, mas a verdade é que um dos “ouros” desta prova faz já parte da casa. Mafalda Pires de Lima é atleta do Clube de Vela Atlântico, tem 16 anos e foi a única portuguesa apurada para os Jogos Olímpicos da Juventude 2014 em Nanjing, na China.

Em entrevista ao JPN, Mafalda contou como começou a praticar a modalidade há seis anos atrás, por influência do pai, ainda que a modalidade corra no sangue da família há muito mais tempo. “Já tinha praticado muitos desportos mas acabei por desistir sempre. Nunca nenhum me desafiou tanto como a Vela, por isso agarrei-a e dediquei-me a ela”, explica. “É muito tático mas também muito exigente a nível físico e o equilíbrio entre os dois é espetacular”, realça.

Desde então, tem “criado sonhos em torno da modalidade” e um deles, “já desde criança”, era marcar presença nos Olímpicos. “Agarrei esta oportunidade com tudo o que tinha”, diz. E vai continuar a fazê-lo: “Acima de tudo quer aproveitar para aprender tudo o que puder, sem grandes pressões”, garante.

A jovem atleta lamenta não poder estar presente neste campeonato, que vai reunir cerca de 60 velejadores em 15 veleiros, mas reconhece a importância deste tipo de eventos para o desenvolvimento da modalidade no Norte do país.

Principal objetivo é maior dinamismo da classe no Norte do país

Ainda assim, não é a única estrela que brilha neste plantel. Entre os atletas em competição estão Joaquim Moreira e Tiago Roquette, ex-campeões nacionais, e Diogo Cayolla, um veterano das participações olímpicas.

Programa Desportivo

O campeonato começou esta sexta-feira, dia 11, com a regata às 14h. Dia 12, sábado, a largada é às 13h e domingo, dia 13 às 14h novamente.

Nuno Amado, diretor do Clube de Vela Atlântico, garante, em comunicado, que “o CVA está a fazer um grande esforço para que este campeonato seja um sucesso, tanto na água como em terra”, já que está ainda previsto “um programa social com muitas atividades”.

Por sua vez, tecnicamente falando, José Camelo, responsável pela Classe SB20, garante que o nível competitivo também vai ser muito interessante. Para além disso, acredita que esta “primeira grande prova no Norte” é a melhor aposta “para que a Classe ganhe dinamismo nesta zona do país”. “Leixões é um excelente local para a prática de vela, tem um campo de regatas muito favorável, onde é quase sempre possível realizar provas, independentemente da força e da direção do vento”, afirma.

A iniciativa conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela e a Associação Portuguesa da Classe.