Já é possível concorrer às bolsas EFIC-Grünenthal, um dos prémios mais importantes para projetos de investigação clínica no campo da dor. A bolsa, com um valor total de 200 mil euros, pretende promover a investigação de “cientistas prometedores no seu início de carreira, numa altura em que o financiamento independente e apoio logistico é, muitas vezes, dificil de obter”, diz a organização em comunicado.

Os requisitos? Ser cidadão de qualquer país que pertença à European Pain Federation (EFIC), ser doutorado, ter nascido depois de 1974 e desempenhar um cargo num hospital, universidade ou outra instituição “que possua as infrastruturas ou apoios necessários para desenvolver a investigação proposta”.

Desde 2004 que a empresa farmacêutica de investigação Grünenthal GmbH tem vindo a apoiar, junto da EFIC, projetos inovadores de jovens cientistas. A organização dispõe de 200 mil euros para financiar os trabalhos, sendo que esse valor será distribuído pelos vencedores, que deverão atingir os 40 mil euros por projeto.

A escolha dos vencedores é feita com base em três critérios: “força” do candidato, através da análise da sua preparação, trabalhos realizados até ao momento e recomendações, novidade da questão em causa, pela sua relevância social e científica e qualidade da questão proposta, dentro do periodo de tempo e orçamento propostos.

As inscrições terminam a 31 de dezembro e os vencedores são conhecidos em maio de 2015. A cerimónia de apresentação está marcada para setembro em Viena, na Áustria, durante o nono congresso da European Pain Federation.