O método é fácil: “Através da internet, submete um projeto da tua autoria nas áreas de televisão, rádio, web ou multiplataforma. Todos os formatos são permitidos, desde o documentário à série de ficção, do concurso à sitcom (programa de humor) ou até uma ideia completamente nova”, lê-se no site da Academia RTP que, até 28 de setembro, procura “novos talentos”.

Os candidatos devem ter entre os 18 e os 30 anos com formação igual ou superior ao 12º ano (regulamento) e podem candidatar-se individualmente ou em grupo (com um máximo de quatro participantes) com projetos criativos e inovadores, seja para TV, rádio ou web. Novas “app’s” também são bem vindas.

Quem for selecionado – não há um número estabelecido de projetos mas apenas 50 candidatos terão a oportunidade – iniciará uma fase de três meses intensos de trabalho com a equipa “da casa”. Por fim, a segunda seleção, “uma bolsa de estágio aos projetos selecionados e a possibilidade de entrar no mercado profissional dos media”. Ao longo deste estágio vão ainda “sendo realizados vários workshops”, com “alguns dos melhores profissionais na área do audiovisual”.

Mas este ano há novidades: para aqueles cujo desempenho for “de excelência”, é-lhes oferecida a possibilidade de fazer um Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade Católica. Para além disso, de modo a incentivar o empreendedorismo na área, a RTP pode ainda ceder “bases” e “apoio formal” aos candidatos que se destaquem durante este período e tenham em vista a construção da própria empresa.