Chama-se 3 Day StartUp, ou 3DS, e é uma referência mundial entre os programas de aceleração de ideias de negócio. Durante três dias, como o próprio nome indica, estudantes com ideias inovadoras ou novos conceitos – que podem vir a culminar num negócio promissor – recebem as ferramentas necessárias para iniciar uma empresa de base tecnológica.

O conceito chegou agora ao Porto e promete cerca de 60 horas de trabalho intensivo (programa aqui) intercalado com “comida e bebida” e o contacto com “alguns dos melhores empreendedores e investidores do país”.

Candidaturas decorrem até 6 de outubro

Números

1300 estudantes que participaram em outros eventos 3 Day Startup criaram cerca de 20 empresas e obtiveram cerca de cinco milhões de euros em investimento.

Acontece de 17 a 19 de outubro, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), e só estará acessível a um grupo de 40 estudantes. As candidaturas decorrem até 6 de outubro e “estudantes apaixonados pelo que fazem”, “com espírito empreendedor” e formação em áreas como “engenharia informática, economia, MBAs, direito, design ou comunicação”, têm vantagem.

A organização do evento está a cargo da StartUp BUZZ, uma organização criada “por estudantes, para estudantes” e “dedicada a promover o empreendedorismo e inspirar os jovens a adotarem uma atitude audaz face a um mundo pleno de oportunidades”.

É o caso do 3DS: “Muitas pessoas com grandes ideias falham na execução da sua ideia de negócio devido a razões como a falta de tempo ou dinheiro, falta de contactos adequados ou mesmo confiança para arriscar. No 3DS pretendemos que nada disso aconteça e por isso, fornecemos todos os recursos para dar vida a estas ideias”, refere João Guerra, diretor geral da organização, em comunicado.