No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2014, a cidade de Matosinhos prepara-se para, neste fim-de-semana e na segunda-feira, altura em que se comemora o Dia Europeu sem Carros, promover várias atividades em defesa do ambiente e da utilização inteligente do automóvel particular.

A edição deste ano reúne 66 municípios e 75 localidades em torno do tema “A Nossa Rua, As Nossas Escolha”. Por isso mesmo, já no sábado, entre as 11h e as 17h, haverá “ações de fiscalização de prevenção rodoviária, sessões de esclarecimento sobre as regras para quem circula nas ciclovias, atividades lúdico-pedagógicas sobre mobilidade sustentável, exposição de carros elétricos, desfile de go-karts, simuladores de capotamento, entre outras iniciativas”, informa a Câmara de Matosinhos, em comunicado.

Percurso “Pedalada Ecológica”

“O percurso passa pela marginal de Matosinhos, Matosinhos-Sul, Parque do Real, com paragens obrigatórias na ponte móvel, no posto de turismo de Matosinhos (junto ao bar do titã), no parque público de Real e estação de metro do Hospital Pedro Hispano”, informa a organização.

No entanto, uma das atividades mais interessantes do programa decorre no domingo. Trata-se de uma “Pedalada Ecológica” de oito quilómetros, em que os participantes iniciam o passeio de bicicleta junto ao edifício da autarquia, às 10h30, e terminam o percurso (ver caixa) no Parque do Carriçal, onde vão plantar dez árvores. O objetivo da iniciativa é “sensibilizar para a redução das emissões de dióxido de carbono, recorrendo a meios de transporte não poluentes, como a bicicleta, no dia-a-dia”.

As atividades acabam na segunda-feira, depois de uma centena de crianças da Escola EB1 do Godinho, em Matosinhos, fazer uma “fiscalização” na Rua Álvaro Castelões, junto ao Mercado de Matosinhos, “‘multando’ os veículos mal estacionados ou em transgressão na via pública. As ‘multas’, substituídas por balões, serão colocadas nos espelhos retrovisores das viaturas”.