A Quay Market é uma espécie de mercado local de produtos portugueses, é uma concept store na Ribeira do Porto, que promove, desde o início de agosto, o empreendedorismo a novos parceiros. Por uma renda de 250 euros, que inclui as despesas de água, luz, Internet e de limpeza das zonas comuns, pode-se ter uma pequena loja com cerca de cinco a seis metros quadrados. Neste momento estão quatro espaços disponíveis para alugar.

A ideia surgiu do desejo de Filipa Fernandes e de Moisés Campos, de criar um espaço que promovesse a economia e os produtos portugueses. “Pretendemos criar uma comunidade de produtos portugueses distintos, para que consigamos satisfazer vários tipos de público e ao mesmo tempo dar uma hipótese a produtos interessantes”, conta Filipa Fernandes ao P3.

Esta espécie de mercado ocupa uma área de cem metros quadrados, que estão divididos em sete espaços, o que torna a renda low cost, contempla uma vista privilegiada sobre o Douro, proporcionada pelo Muro dos Bacalhoeiros, número 109, onde se localiza.

O casal procura candidatos interessados em abrir uma pequena loja neste espaço, os produtos têm de ser nacionais, mas podem ser tradicionais ou contemporâneos, têm de estar prontos para consumo e podem ser gastronómicos, de joalharia ou vestuário, por exemplo. “Os produtos podem partir de ideias inovadoras ou não. Podem ser produtos tradicionais, desde que fujam, por exemplo, ao tradicional galo de Barcelos”, refere Filipa.

Quem estiver interessado a abrir uma pequena loja pode candidatar-se através do Facebook ou do e-mail. Só tem de enviar o que pretende vender, qual é o conceito e os seus contactos.

Um mercado de peças de autor

No passado dia 5 de setembro foi inaugurado o Estaminé da Dona Pata e Família, um novo espaço no Quay Market, com peças de autor e produtos artesanais e contemporâneos, tais como golas feitas em lã ou crochet, echarpes, lenços de seda pintados à mão, sabonetes esfoliantes, colares, pins e tapeçarias.

Filipa Fernandes prevê abrir mais dois espaços até outubro, o Portus Wine Trip, um espaço dedicado ao enoturismo, à cultura do vinho e uma Garrafeira/Mercearia Gourmet, onde se encontraram à venda alguns dos produtos que Filipa e Moisés servem no Wine Quay Bar. Um wine bar criado por Filipa e por Moisés, em 2012, que resulta da fusão de uma paixão por vinhos com um período de dificuldades económicas.

As portas do Quay Market abrem de terça a sábado das 16h às 23h.