Criada em 1964, a Licenciatura em Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) reservou esta segunda-feira para assinalar os 50 anos de existência do curso. E como não é todos os dias que se atinge um número tão redondo, a celebração vai ser ambiciosa.

Desde logo, contará com a presença de Claude Cohen-Tannoudji, Prémio Nobel da Física de 1997. Celebrizado pela obra Quantum Mechanics, publicada em 1973 “e que ainda hoje é uma referência mundial no ensino universitário de Mecânica Quântica”, informa a Universidade do Porto (UP), em comunicado, o físico francês vai liderar a palestra “Light: a Tool for Manipulating Atoms”, às 14h30, no Auditório Professor Ferreira da Silva, na FCUP.

Além deste “cabeça de cartaz”, reconhecido pelo desenvolvimento de técnicas para o arrefecimento de átomos por laser, o programa da comemoração dos 50 anos da Licenciatura em questão não se resumem a um só dia. A 24 de outubro, haverá uma conversa sobre “Passado, presente e futuro – Histórias da licenciatura em Física contadas por antigos e atuais professores”, no Anfiteatro Professor João Bessa, às 14h30.

Por fim, no sábado, 25 de outubro, o mesmo espaço recebe, às 10h30, um “Encontro de antigos alunos”, com um painel de discussão com cinco estudantes das cinco décadas do curso que celebra as bodas de ouro.