Neste ano, pela primeira vez, a melhor aluna de MBA do mundo é portuguesa. O seu nome é Marta Cunha, tem 37 anos e dois filhos, trabalha há 14 anos na Sonae e frequenta o MBA da Porto Business School. Andrew Main Wilson, responsável máximo da AMBA (Association of MBAs), descreveu-a no site oficial como sendo “uma líder eficaz” e ainda “um modelo inspirador para outras mães profissionais e trabalhadoras”.

A gestora de inovação conseguiu distinguir-se entre um conjunto de seis finalistas de escolas internacionais, de entre as quais a britânica Kent Business School e a espanhola Instituto de Empresa. Marta participou numa gala em Londres no dia 30 de outubro que reuniu as melhores escolas de negócios de todo mundo – e da qual a gestora portuguesa saiu como a grande vencedora do AMBA Award 2014 na categoria de “Student of the Year”.

“É um orgulho muito grande! As condições em que estive a tirar o MBA em termos de tempo eram desafiantes, quer pelo facto de estar a trabalhar, quer por ser mãe”, afirmou Marta ao P3. “Só o facto de ter sido selecionada na escola foi muito gratificante para mim. Estar a concorrer com alunos de escolas internacionais conhecidas, foi ainda mais especial. Chegar ao final e conseguir trazer para Portugal este prémio enche-me de muito orgulho”, continua.

Conciliar família, trabalho e estudos

No MBA Executivo na Porto Business School, Marta tem cursado disciplinas não só relacionadas com as áreas de gestão, marketing, finanças, contabilidade, direito e economia, mas também outras direcionadas para o planeamento estratégico e para as chamadas soft skills (termo referente a qualidades e competências pessoais que permitem que uma pessoa melhore as suas interações dentro dos grupos sociais em que está inserida). “Eu diria que há uma conjugação muito equilibrada entre as soft skills e as hard skills durante o curso”, avalia a aluna licenciada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Na Sonae, Marta desempenha a função de gestora de inovação para a área de retalho, setor na qual trabalha com várias empresas. E acredita que a aprendizagem na Porto Business School tem contribuído significativamente para a sua vida profissional. “O que nós temos no final do MBA é um conjunto de novas ferramentas e metodologias que podemos trazer connosco para o nosso trabalho. O meu esforço ao longo deste tempo tem sido esse: perceber no final de cada disciplina o que eu posso utilizar de imediato no meu trabalho”.

Marta concilia a vida académica e profissional com uma rotina familiar exigente. É casada e mãe de dois filhos com cinco e dois anos de idade. Equilibrar estas três esferas nem sempre tem sido fácil e implica a definição de prioridades. “Não houve um minuto a perder, foi-me sempre necessário estudar o meu dia para saber ao que me teria que dedicar a cada momento por forma a evitar falhar em alguma das três áreas”, confessa.