Easy2Rec apresenta-se como um software inovador que, tal como o nome indica, permite, de forma simples e intuitiva, a captura simultânea de vídeos, imagens, tabelas, powerpoints, documentos escritos e áudio, para que o utilizador possa combinar estes vários elementos numa única peça multimédia.

O objetivo é minimizar os custos de produção, o tempo e as necessidades técnicas que a criação deste tipo de produtos tende a acarretar, especialmente para aqueles que têm pouca experiência e poucos recursos.

Pautando-se pela simplicidade de utilização, apresentação clara, facilidade de aprendizagem e dispensando hardware extra que, não raras vezes, é demasiado dispendioso e requer algum conhecimento técnico, os utilizadores só precisam de fazer uso dos computadores pessoais e dos ficheiros que lhes interessam para, com apenas alguns cliques, produzirem peças multimédia com qualidade profissional. O Easy2Rec permite também a integração direta do vídeo da webcam e som do microfone.

O programa é o primeiro produto da primeira empresa startup nascida no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a Edugraal. O software foi desenvolvido por Diogo Palhais, licenciado no ISEP e estudante do mestrado de Multimédia e Sistemas Gráficos de Engenharia Informática na mesma instituição, bem como por António Castro, professor de mestrado naquele lugar. O Easy2Rec foi criado com o propósito inicial de servir de ferramenta de apoio às aulas e ao estudo, permitindo, desta forma, a união num só ficheiro das explicações dadas pelos professores e dos materiais que estes utilizavam.

Diogo Palhais não tardou a aperceber-se da utilidade do produto para um mercado mais abrangente que exige, cada vez mais, um elevado nível de profissionalismo na apresentação de conteúdos. Agora, o estudante quer ver o projeto chegar a um maior e mais diversificado número de utilizadores, desde estudantes a empresas – “Easy2Rec for Everyone”.

O Easy2Rec vai ser apresentado nesta terça-feira, 25 de novembro, às 17h, no ISEP, e encontra-se disponível aqui, numa versão gratuita ou paga, mediante um registo no site.