Acontece a 5 de dezembro no Salão Nobre da Reitoria e pretende “sensibilizar a comunidade académica para a importância do trabalho voluntário”. É o Dia do Voluntário da Universidade do Porto que, este ano, comemora a quinta edição sob o tema “O Voluntariado na Formação Académica e Profissional”.

Sob este pretexto, estudantes, docentes e colaboradores da Universidade têm a oportunidade de partilhar ideias e conceitos com membros e coordenadores de organizações de voluntariado, em conferências que se estendem ao longo de todo o dia, com variadas temáticas [programa completo aqui].

A abertura dá-se às 9h30 da manhã com o atual reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, e a discussão desenrola-se em torno dos desafios desta ações e da importância do voluntariado na aquisição de novas competências.

O ponto alto, no entanto, acontece às 14h30. Com o mote “Europa 2020, Portugal 2020 e os instrumentos financeiros ao serviço do empreendedorismo social” e a moderação do próprio reitor, unem-se em conversa Jorge Sampaio, ex-presidente da República e atual presidente da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios; e Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Em simultâneo, no entanto, acontece na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria a Feira de Voluntariado, que pretende “dar a conhecer e atrair novos voluntários para os diversos projetos das instituições participantes”, não fosse “no contexto económico e social atual é cada vez mais importante promover a cidadania ativa”.

A participação no Fórum é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, até dia 1 de dezembro.