“Os livros iluminam o Mundo”, diz o Bairro dos Livros, em comunicado. E estes bairristas quiseram levar a afirmação à letra. Para comemorar o novo espaço cultural, no Centro Empresarial da Lionesa, e entrar em grande no espírito natalício, inauguram este sábado, 6 de dezembro, uma instalação luminosa feita com mais de mil livros.

A ideia é criar “um manto de estrelas literárias, que vai conduzir os passantes por entre histórias de encantar”, explica Catarina Rocha, da Cultureprint, artista e autora do projeto.
A matéria-prima – mais de mil volumes – resulta do apoio por parte do Banco Alimentar ao projeto Bairro dos Livros. “Tratam-se de livros que chegam ao Banco Alimentar ao abrigo da Campanha ‘Papel por Alimentos’, promovida pelo movimento Reutilizar e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, e que serão devolvidos, terminada a instalação, no final de janeiro, para reciclagem”, explicam.

Para o novo espaço, que definem como “nobre e multidisciplinar”, desejam que este seja “um ponto de referência na rede cultural e de animação do já geograficamente alargado Bairro dos Livros”, dizem.

“O Bairro está onde está o gosto pela Leitura e a abertura para uma abordagem radicalmente diferente do que é o Livro e do que pode ser a formação de leitores e é com imenso entusiasmo que inauguramos esta ‘invasão bairrista’ na Lionesa”, afirmam as diretoras criativas da Cultureprint, cooperativa cultural responsável pelo projeto, que tem vindo a crescer desde há mais de dois anos.

O evento acontece durante a 5.ª edição do “Dia Sem IVA” na Lionesa, a partir das 16h30, e a entrada é livre.