Promovido pela AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, no âmbito da 15.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana, que decorre de 4 a 10 de maio de 2015, o Prémio PrimeirOlhar tem inscrições abertas até 14 de março do mesmo ano.

Este concurso pretende desafiar todos os estudantes inscritos em Escolas de Cinema e de Audiovisuais ou cursos na área da Comunicação em Portugal, mas também da Galiza, do Brasil e de outros países de língua portuguesa, a produzirem documentários sobre um qualquer tema e a concorrerem com eles à distinção de melhor entre os que forem submetidos à próxima edição do evento.

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição e “disponibilizar o filme na Internet (Vimeo ou YouTube) e indicar (no formulário de inscrição) o link e a palavra passe”. No entanto, os filmes também podem ser enviados por correio, cuja morada pode ser consultada no regulamento. Além disso, cada candidato pode concorrer com um número ilimitado de obras, tendo em conta, apenas, que os documentários devem ter uma duração inferior a 30 minutos.

Depois de visionados por um júri, os filmes escolhidos para competição e os respetivos autores habilitam-se a vencer um ou dois prémios. Neste caso, o Prémio PrimeirOlhar, no valor de mil euros, e o Prémio PrimeirOlhar/Cineclubes (atribuído pela Federação Portuguesa de Cineclubes e Federación de Cineclubes de Galicia), no mesmo valor. Isto é, cada distinção pode ser atribuída a um candidato diferente, bem como pode dar-se o caso de um candidato vencer os dois prémios, levando para casa dois mil euros.