Depois de assinalar 50 anos de existência, a Fundação Cupertino de Miranda prepara-se para iniciar um programa de atividades sob o tema “Modernismo no Porto”.

Assim, já a partir desta quinta-feira, a partir das 18h, o espaço recebe uma exposição comemorativa dedicada a Júlio Resende (1917-2011), “um dos grandes nomes da arte contemporânea portuguesa e um expoente máximo da chamada Escola do Porto”, descreve a organização, em comunicado.

Na Fundação, localizada na Avenida da Boavista, vão estar 115 obras que “homenageiam o artista, reconhecido por todos como o último protagonista do Modernismo português”. “Através da apreciação da obra exposta será possível fazer uma viagem ao universo do artista e contactar com toda a sua genialidade, inquietude e imprevisibilidade”.

A exposição sobre Júlio Resende estará patente até 8 de fevereiro, mas as atividades comemorativas continuam. A 27 de fevereiro terá lugar, no mesmo sítio, o Grande Seminário Internacional sobre as Cidades em Transição, projeto promovido pela Fundação Cupertino de Miranda que pretende “envolver e sensibilizar toda a comunidade, convidando ao diálogo e à participação cívica, despertando consciências, e, desta, forma, contribuir para a transformação da sociedade”.