Trata-se de uma distinção nobre que a Universidade do Porto (UP) parece querer manter por vários anos. Pela segunda vez consecutiva, a UP abre candidaturas para o Prémio Cidadania Ativa, que tem como objetivo enaltecer os estudantes da instituição que demonstraram aquele valor, ao longo de 2014, em atividades extracurriculares nas vertentes de Solidariedade, Empreendedorismo, Pedagógica, Desporto e/ou Ambiente.

Como seria de esperar, um concurso deste teor não aceita candidaturas da própria pessoa que virá a ser nomeada. Desta forma, a iniciativa apenas valida recomendações de possíveis vencedores por parte de outros membros da comunidade académica, como colegas estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários.

Assim, até 9 de fevereiro, estas propostas devem ser enviadas para cidadaniativa@reit.up.pt, com a identificação do candidato, a vertente a que concorre e o motivo que justifica a atribuição do prémio.

Importa salientar que são elegíveis, para esta distinção, todos os estudantes da UP, de qualquer ciclo de estudo, bem como os antigos estudantes, desde que tenham estado matriculados na instituição no ano civil de 2014. O vencedor será anunciado a 22 de março, durante a sessão comemorativa do “Dia da Universidade do Porto”, e terá direito a um prémio de mil euros.