Para quem tem dúvidas, sejam elas quais forem, sobre o cancro, nas suas mais variadas formas, a tarde desta quarta-feira pode ser a altura ideal para as dissipar. Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e, nesse contexto, a Câmara do Porto associa-se ao Instituto Português de Oncologia-Porto (IPO-Porto) para a iniciativa “O que quer saber sobre o cancro? O IPO-Porto responde”.

Trata-se de uma sessão de esclarecimento com início marcado para as 17h, nos Paços do Concelho, em que “desmistificar o que se diz sobre o cancro e identificar ações de prevenção são os principais objetivos”, refere o evento criado pelo instituto, que terá, no local, vários clínicos, das mais diversas áreas da doença oncológica, para responder a todas as questões.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos são diagnosticados, no mundo, 14 milhões de casos de cancro, existindo a previsão de um aumento para 24 milhões, em 2035. Já em Portugal são diagnosticados, anualmente, cerca de 40 mil casos, sendo que mais de dez mil dão entrada no IPO-Porto.

É com o propósito de diminuir estes números, através da consciencialização para melhores comportamentos de prevenção, que a sessão de esclarecimento realiza-se. Esta será moderada pela jornalista da Antena 1, Cláudia Costa, e abre com um pequeno concerto da Escola de Música de Costa Cabral.