O Teatro Municipal de Vila do Conde recebe, em 2015, a 23.ª edição do festival de curtas-metragens. Durante nove dias, de 4 a 12 de julho, vão passar por ali dezenas de filmes. A programação da edição deste ano do Curtas Vila do Conde ainda não foi apresentada, mas as inscrições para os candidatos já estão a ser admitidas.

Take One! para estudantes universitários

A categoria Take One! é destinada a todos os alunos do Ensino Superior e é a única onde as inscrições são gratuitas. Até dia 22 de maio, qualquer estudante universitário, com nacionalidade portuguesa, pode concorrer com uma curta-metragem.

As candidaturas para esta edição estão já abertas e o prazo final para apresentação das produções varia consoante as categorias de competição. Para a competição de Internacional, Experimental ou Curtinhas, a data limite de inscrição é no dia 10 de abril e o preço de inscrição, se feita até dia 15 de março, é de 7 euros. Depois desta data e até 10 de abril é de dez euros.

Para as competições de Nacional, Vídeos Musicais ou para a categoria “Take One!”, a data limite de candidatura é 22 de maio. O preço para as primeiras é de 7 euros até dia 15 de março e de 10 euros até dia 22 de maio. Na categoria “Take One!”, as inscrições são gratuitas.

Curtas lá fora

Apresentadas na 22.ª edição do Curtas Vila do Conde, as animações “The Dam Keeper” e “La Lampe au Beurre de Yak” estiveram entre as nomeadas para a edição de 2015 dos Óscares.

Nas curtas-metragens da categoria “Take One!” e Curtinhas, o tempo máximo é de 30 minutos. Nas restantes, os filmes poderão ir até aos 60 minutos. São admitidas para competição as “curtas” que foram produzidas em 2014 ou irão ser em 2015.

O Curtas Vila do Conde, que decorre entre 4 e 12 de julho, vai receber apoio financeiro do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), sendo um dos 16 festivais de cinema portugueses a receber esta ajuda.