O Primeiro Recreios, organizado pelo Desconcierto Cultural, tem como objetivo mostrar a cultural musical portuguesa na Galiza, apostando em música independente com ritmos novos. O festival vai realizar ciclos de novos concertos, em Santiago de Compostela. O primeiro acontece no dia 13 de março, às 21h, na zona C e conta com os portugueses PAUS e Coelho Radioativo.

O grupo PAUS, criado em 2009, tem um ritmo próximo ao hardcore e junta nas músicas psicadelismo e ritmos tropicais. A banda já atuou na primeira parte dos concertos de Radiohead e de Caribou.

Aos saltos bem alto de Aveiro para Santiago de Compostela vem Coelho Radioactivo, pseudónimo de João Sousa. As músicas baseiam-se no folk experimental, com intervenções eletrónicas, ritmos de cabaret e circenses. No dia 13, João Sousa apresenta o álbum “Canção Morta”.

As entradas custam 10 euros até ao início do festival, e 13 euros no próprio dia. Os bilhetes estão à venda na loja A Reixa, em Santiago, na bilheteira do Teatro Principal e na Ticketea.