O Teatro Nacional de São João (TNSJ) acolhe, de 24 a 28 de março, a Semana Mundial do Teatro, que, durante cinco dias, levanta o pano aos bastidores da histórica sala, através de várias atividades com a participação de artistas e figuras públicas ligadas ao palco do TNSJ. O público poderá participar em visitas guiadas, oficinas e masterclasses artísticas que vão permitir conhecer mais do que o que normalmente pode ser alcançado pelo olhar do espectador.

Este evento vai dar ao público a possibilidade de descobrir novas histórias sobre a vida do TNSJ e perceber mais sobre o processo de construção de um espetáculo. As visitas guiadas começam a 24 de março e estendem-se até dia 28, com convidados como o cenógrafo Pedro Tudela, o ator João Reis, o arquiteto Luís Soares Carneiro, o diretor artístico da sala Nuno Carinhas, e o antigo fiscal da sala, José Pêra. As visitas guiadas decorrem às 12h30 e têm o custo de cinco euros.

As oficinas e masterclasses artísticas acontecem de tarde e pretendem desvendar os segredos da prática teatral, com a participação de especialistas que têm trabalhado em espetáculos do TNSJ.  Os workshops abrangem as áreas da cenografia, fotografia, caracterização, voz e movimento, e têm o custo de dez euros. As oficinas de fotografia e cenografia são gratuitas e necessitam de inscrição prévia junto do gabinete de relações públicas.

Histórias de bastidores

José Matos Silva, administrador do Teatro Nacional de São João, com o pelouro de Comunicação e Relações Externas, realça que, apesar de não ser a primeira vez que a sala festeja o Dia Mundial do Teatro, é o primeiro evento do género que realiza: “A ideia surgiu-nos dada a pertinência de assinalar não apenas um dia, mas uma semana dedicada às artes teatrais. Aliámos isso ao facto de, recentemente, termos alargado as visitas guiadas ao edifício – que, desde janeiro, se realizam todos os dias, de terça a sábado –, no sentido de celebrarmos também um monumento da cidade do Porto com mais de duas décadas de história”.

A grande diferença que este evento vai trazer ao público é a experiência pessoal de cada uma das personalidades ligadas ao palco do Teatro Nacional de São João. José Matos Silva ilustra esta mais valia com os casos de João Reis e José Pêra, pois o ator “poderá explicar alguns pormenores sobre o palco ou histórias curiosas dos camarins” e o antigo fiscal, sendo “o funcionário mais antigo da instituição, são várias as curiosidades que pode contar dos 65 anos em que trabalhou no Teatro, no início da sua carreira, no ainda São João Cine”.

A Semana Mundial do Teatro corresponde, ainda, à ocupação dos três espaços do TNSJ pelos espetáculos “O Fim das Possibilidades”, na sala principal, a peça “o que é que o pai não te contou da guerra”, no Teatro Carlos Alberto, e “Nove’s Fora”, no Mosteiro de São Bento da Vitória.