A iniciativa “The News Blues”, do compositor Nicholas Bussmann será apresentada nos dias 17, 18 e 19 de abril no Museu de Serralves, no Porto. Nesta performance, um vocalista canta um artigo de jornal na sua língua materna e os outros intérpretes, sem que necessariamente o entendam, embalam musicalmente o que ouvem e criam uma harmonia. O músico berlinense Nicholas Bussmann aborda as notícias como uma corrente de dados a serem processados por sete intérpretes que, através das suas línguas-mãe, executam uma composição ou algoritmo.

O que é um algoritmo?

A composição (ou algoritmo) é um conjunto de simples instruções para estruturar a representação em múltiplos níveis, para filtrar, harmonizar ou decompor as notícias e desencadear a interação social entre os executantes.

Sete harmonias formam o algoritmo de “The News Blues” com três instruções que consistem em: primeiro, virar uma página para começar; segundo, quando alguém vira uma página, todos os outros viram uma página do seu jornal e, em seguida, um deles começa a cantar; e terceiro, se um segundo cantor começa enquanto o outro ainda está a cantar, o primeiro pára nessa altura. Assim, estabelece-se uma contínua mudança de hierarquia dentro do grupo, em que todos os músicos têm a possibilidade de conduzir os outros.

O projeto “The News Blues” estreou em Berlim, no ano passado, e foi apresentado 42 vezes na Bienal de Xangai 2014/2015, com a participação de cantores locais que actuaram em diferentes dialetos chineses. Este mês, artistas como Eduard Mont di Palol, Fernanda Farah, Laura Mello, Lucile Desamory e Rico Repotente, vão cantar notícias em Serralves.

A peça “Major News/Minor News” terá estreia mundial no dia 18 de abril e no dia 19 haverá um workshop aberto ao público. “The News Blues” pode ser visitado das 16h às 19h com bilhete de entrada no museu.